We build your imagination

Desenvolvimento de software à medida em 2023 – ainda é relevante?

Espero ajudar a esclarecer o que é desenvolvimento à medida e que impacto uma solução personalizada pode ter num negócio. Vou explicar o que são ferramentas “No Code”, “Low Code” e “High Code”, e qual o papel de empresas como a Evidensys nos projectos de desenvolvimento de software à medida.
 

Espero ajudar a esclarecer o que é desenvolvimento à medida e que impacto uma solução personalizada pode ter num negócio. Vou explicar o que são ferramentas “No Code”, “Low Code” e “High Code”, e qual o papel de empresas como a Evidensys nos projectos de desenvolvimento de software à medida.

O que é o desenvolvimento de software à medida?

O nome diz muito, mas não diz tudo. Diz que alguém vai desenvolver software à medida de outro alguém, ou de uma entidade. Mas se procurarmos uma definição mais detalhada já vamos encontrar mais elementos.

A definição que o ChatGPT da Open AI nos dá é a seguinte:

Desenvolvimento de software à medida refere-se à criação de aplicações de software para um utilizador específico ou grupo de utilizadores dentro de uma organização. Envolve o projeto, desenvolvimento, teste, implantação e manutenção de software adaptado às necessidades e requisitos específicos do usuário.

O software à medida é normalmente desenvolvido para atender a uma necessidade específica de negócio ou a uma necessidade que não pode ser atendida por um software comercial. Também é usado para integrar sistemas e processos existentes de uma organização e pode ser usado para automatizar tarefas de negócios, melhorar a eficiência e a produtividade, e fornecer uma vantagem competitiva.

O desenvolvimento de software à medida geralmente envolve uma equipe de programadores que trabalham em estreita colaboração com os utilizadores finais para entender suas necessidades e requisitos, e para desenhar e construir uma solução que atenda a essas necessidades. O processo de desenvolvimento geralmente inclui as seguintes etapas:

  1. Identificar as necessidades ou problemas de negócios que o software deve colmatar
  2. Levantamento de requisitos e definição do âmbito do projeto
  3. Projetar a arquitetura do software e a interface com o utilizador
  4. Desenvolver o software usando uma linguagem de programação ou plataforma de desenvolvimento de software (High Code)
  5. Testar o software para garantir que ele corresponde às especificações necessárias e funciona corretamente
  6. Implementação do software para colocar em produção
  7. Fornecer manutenção e suporte contínuos para garantir que o software permaneça atualizado e eficaz

Melhor definição que esta, só se fosse um humano a escrever! E ainda por cima é totalmente isenta!

Se reparar na definição acima, só o passo 6 fala da implementação do software propriamente dita. Os restantes passos vão do levantamento das necessidades de negócio e desenho da solução, à manutenção e suporte.

Independentemente de ter um software desenvolvido à medida do seu negócio totalmente escrito com uma linguagem de código ou com uma ferramenta sem código, os seguintes aspectos devem estar sempre salvaguardados:

  1. O software deve solucionar os problemas de negócio a que se propõe;
  2. Deve-o fazer de forma intuitiva e elegante;
  3. Deve estar assente na plataforma que mais sentido fizer (mobile, web, etc.) para resolver os problemas de negócio;
  4. Deve ser seguro e tratar os dados de forma clara e transparente;
  5. Deve ser de fácil manutenção;

Plataformas de software

Ao embarcar num projecto de desenvolvimento de software à medida, deve garantir que os cinco passos acima são cumpridos sob pena de mais tarde se arrepender porque o software não corresponde às suas necessidades, os utilizadores o não sabem usar, não se consegue actualizar, etc.

Software Nativo: Nos anos 80 e 90 o software desenvolvido à medida era essencialmente para correr em computadores pessoais, e com grande probabilidade, no sistema operativo Microsoft Windows.

Software Web: Com a rápida adopção da Internet nos inícios de 2000 os sites e as aplicações Web foram tornando-se cada vez mais comuns e, quer pela facilidade com que os utilizadores acediam, quer pela facilidade com que podíamos fazer actualizações, tornaram-se a forma mais comum de entregar software às empresas.

Software Mobile (Apps): Já no final dos anos 2000, mais precisamente em 2008, a Apple lançou a App Store e, como se diz há uma App para isso (do slogan There’s an App for that)! Se não houver uma App para isso, o desenvolvimento de software à medida encarregar-se-á que passa aa haver.

Software transacional ou APIs: Durante estes períodos, sempre existiu um outro tipo de software que, por ser invisível ao olho humano, nunca teve tanta atenção do público, mas sempre foi fundamental para as empresas: as rotinas ou processos. Este software é como a cola que junta as várias peças – fundamental, mas invisível. Esta cola é hoje uma parte cada vez mais fundamental para juntar todos os sistemas, sob a forma de APIs.

IoT / IA: Estamos agora a entrar na era da IoT, ou Internet of Things, onde será frequente desenvolver software à medida para o seu carro, ou para um robot. A entrada da Inteligência artificial (IA) veio também acelerar esta adopção, tornando mais fácil criar software à medida com recurso à mesma. Deixarei no entanto estes dois temas para aprofundar noutra altura.

A escolha da plataforma sob a qual o software a desenvolver para o seu negócio é um passo importante. Sendo que, na maior parte dos casos, um projecto de software desenvolvimento à medida implicará o desenvolvimento de software para mais do que apenas uma plataforma.

Software comercial vs. software desenvolvido à medida

Quando compramos software comercial ou subscrevemos um serviço online, temos uma sensação de retorno imediato, que nem sempre é real. Embora, em verdade, existam centenas de soluções de software imediatamente disponíveis para as nossas empresas, temos de ter conta os seguintes pontos:

  1. Tem capacidade e tempo para percorrer os 7 passos indicados acima?
  2. Vou precisar de alguma personalização?
  3. Quem vai fazer essa personalização?
  4. Como são tratados os dados dos utilizadores e onde são guardados?
  5. Que tipo de suporte está incluído no plano escolhido?
  6. Como é feita a exportação dos dados para outra plataforma?
  7. Quais as garantias para as alterações de preços ao longo do tempo?

Pelo contrário, qualquer projecto de desenvolvimento de software à medida inclui as resposta a estes pontos. Senão vejamos:

  • O levantamento dos requisitos e problemas de negócio são parte fundamental do desenvolvimento de software à medida, bem com a personalização do mesmo, tal como o nome indica;
  • O tratamento dos dados dos utilizadores deve estar claramente indicado na arquitectura da solução a implementar e os mesmos podem estar guardados nos servidores do Cliente;
  • Qualquer solução de software à medida deve incluir um plano de manutenção e suporte, de modo a que a solução implementada se mantenha actualizada e segura;
  • Numa solução de software à medida, os dados são sempre da entidade que compra a solução, podendo gerir os mesmos conforme pretender;
  • O software desenvolvido à medida é normalmente propriedade da entidade que o adquire pelo não existe uma mensalidade a pagar por cada utilizador.

De forma geral, qualquer projecto de desenvolvimento de software à medida será mais adaptado às necessidades da sua empresa, resultando em maior produtividade, melhor e mais rápida adopção interna, e um serviço de suporte mais dedicado.

Outro aspecto a ter em consideração é a segurança. Embora os softwares comerciais não sejam mais inseguros, são mais apetecíveis a ataques de hackers pois a sua arquitectura é conhecida e a “recompensa” pelo ataque é maior, já que são usados por milhares de empresas como a sua.

Claro que muitas vezes compensa comprar software comercial. Não faria sentido a criação de um processador de texto ou de uma folha de cálculo à medida de uma empresa quando temos o Word e o Excel. Mas mesmo quando o software comercial faz mais sentido, qualquer empresa deve ter em conta os sete pontos que o ChatGPT nos deu, pois embora não se trate de software à medida, será usado numa empresa por vários utilizadores e tratará informação privada, confidencial, contribuirá para melhorar (ou não) a produtividade da empresa, etc.

Vamos falar?

A Evidensys cria Web e Mobile Apps que tornam a sua imaginação uma realidade. Tem uma ideia para melhorar um processo ou para chegar a Clientes de uma forma mais eficiente? Fale connosco.